INSCRIÇÕES ABERTAS PARA INÍCIO EM ABRIL DE 2017

(Vagas limitadas)

Para mais informações escreva para:

vidadeyoga@gmail.com


Cada passo dado no caminho do Yoga

é um passo dado em direção a você.

(Tales Nunes)

Formação e aprofundamento em Yoga 

com Tales Nunes 

de Abril de 2017 a novembro de 2017

O curso é uma imersão na prática e no estudo do Yoga que habilita o participante a ministrar aulas de Hatha Yoga. O curso, contudo, vai muito além de um treinamento, amparado nesse conhecimento milenar, proporciona ao participante um processo gradual e sutil, mas não menos intenso, de autoconhecimento e de transformação pessoal.

Módulo Yoga Sutra (Primeiro semestre 2017)

20 a 23 abril

15 a 18 junho

Módulo Bhagavad Gita (Segundo semestre 2017)

12 a 16 julho
15 a 19 novembro

Horários

Dias de semana, sábados e domingos

das 08 as 17h

 

Inscrições

vidadeyoga@gmail.com

A Formação

O Yoga é uma tradição milenar que teve a sua origem na Índia há mais de 5.000 anos. Apesar de ter nascido neste país, pertence à humanidade, pois fala do ser humano, para qualquer ser humano. Por isso essa tradição se espalhou e hoje estudada e divulgada em todo o mundo. O Yoga nos propõe um estilo de vida inteligente que nos direciona ao autoconhecimento e à compreensão integral do ser humano e da vida.

O intuito do curso é apresentar o Yoga em toda a sua riqueza e profundidade. Estudando as suas origens os textos fundamentais, e ao mesmo tempo mergulhando na sua proposta prática, durante dez dias seguidos. Assim o praticante tem a possibilidade de imergir no universo do Yoga. O objetivo do curso de formação é habilitar instrutores de Yoga. Porém é mais do que uma formação é uma vivência de autoconhecimento.

O curso é interessante não apenas para pessoas que pretendem ser instrutores de Yoga, mas para todos aqueles que buscam o autoconhecimento. Psicólogos, terapêutas, fisioterapêutas, educadores, em especial, podem ter no Yoga, essa Filosofia milenar, uma ferramenta de enriquecimento pessoal e ao mesmo tempo uma ferramenta de enriquecimento de suas profissões.

Portanto, podem participar do curso pessoas que querem se tornar professores de Yoga. Para estes temos alguns pré-requisitos para participação (ver abaixo os pré-requisitos). Estes, se aprovados no curso, ao final receberão certificado de Instrutores de Yoga. Mas podem igualmente participar do curso aquelas pessoas que desejam aprofundar no conhecimento do Yoga, sem pretensão de se tornar professores. Para estes não há pré requisitos para participação, porém nestes casos os concludentes receberão apenas certificado de participação e não de professor.

*Este Curso é registrado na Aliança do Yoga

Conteúdo do Módulo Yoga Sutra

Estudo

– Yoga nos shastras (textos sagrados do Yoga)
– História do Yoga
– Relação Yoga, Vedanta, Tantra e Hatha Yoga
– Escolas de Hatha Yoga
– As origens do Hatha Yoga
– Yoga Sutras de Patanjali

Prática

– Treino e estudo dos ásanas fundamentais do Hatha Yoga
– Pranayamas
– Bandhas,drishtis e respiração
– Técnicas e formas de dar aula
– Como montar uma prática de Hatha Yoga
– Shatkarmas, as purificações do Yoga
– Yoganidrá

Conteúdo do Módulo Bhagavad Gita

Estudo

– Os Tratados de Hatha Yoga
– Introdução ao estudo das Upanishads
– Introdução ao estudo da Bhagavad Gita
– Simbolismo Védico e autoconhecimento
– Os chakras e o caminho da realização pessoal

Prática

– Treino e estudo dos ásanas fundamentais do Hatha Yoga
– Pranayamas
– Meditação – o que é meditação e uma vida meditativa
– Didática de ensino
– As mudrás do Hatha Yoga

* O programa do curso será cumprido total ou parcialmente, em função do grau de aproveitamento da turma.

Material de estudo

Os participantes receberão duas apostilas de cerca de 200 páginas cada uma. O material contém textos sobre o conteúdo programático teórico e prático. A apostila do primeiro módulo, além de diversos artigos, contém uma tradução comentada dos Yoga Sutras. O material do segundo módulo contém um resumo da Bhagavad Gita, um conteúdo profundo sobre o Simbolismo védico e variados artigos. A apostila serve como apoio para o estudo durante o curso e como consulta posterior no caminho do professor de Yoga.

O Formato do curso

Este curso é composto por dois módulos, (Módulo Yoga Sutra e Módulo Bhagavad Gita). Ao todo o curso soma mais de 200 horas aula, incluindo tarefas. O participante pode começar a Formação por qualquer um dos módulos, mas obterá o certificado apenas após concluir ambos os módulos.

Pela manhã temos uma prática de Hatha Yoga, de cerca de 2 horas. Depois de um intervalo de uma hora, retornamos para o estudo de duas horas e meia de duração. Descansamos durante duas horas, para assimilar o conteúdo estudado. E voltamos para o treino prático de como ministrar aulas. Toda a parte prática dessa formação está embasada nas técnicas do Hatha Yoga.

*O certificado dessa Formação é avalizado pela Aliança do Yoga.

Frequencia: Para o recebimento do certificado de conclusão do curso o participante deverá ter 85% de frequência.

*Avaliação: A participação do aluno será avaliada durante todo o curso, levando em conta a aula que ministrará, as tarefas exigidas e o empenho durante o curso. O aluno que não for aprovado no curso por qualquer uma das razões acima receberá um certificado de participação e não receberá certificado de instrutor de Yoga.

Literatura sugerida para participação no curso

Módulo Yoga Sutra

O Yoga e a Formação num sentido mais amplo – http://www.vidadeyoga.com.br/?p=4924

Perfeição no Yoga é ser quem se é – http://www.vidadeyoga.com.br/?p=4797

O Yoga nos Shastras – http://www.vidadeyoga.com.br/?p=1953

Módulo Bhagavad Gita

A Saúde na Perspectiva do Yoga – http://www.vidadeyoga.com.br/?p=3411

Arte e Yoga – http://www.vidadeyoga.com.br/?p=4747

Yoga e Ativismo Social – http://www.vidadeyoga.com.br/?p=4483

Depoimentos

“Praticando yoga há mais de quatro anos, além dos benefícios que o yoga vinha me proporcionando, eu queria aprender mais sobre esse ensinamento milenar. Foi no curso de Formação com Tales Nunes 2009/2010 que encontrei respostas para muitas de minhas inquietudes. É um curso bem completo. Tivemos vasto embasamento teórico, praticamos e treinamos os ásanas e pranayamas e também fizemos o estágio. Fiz o curso em dois módulos, em finais de semana, o que facilitou a manter minhas atividades normais. Após fazer esse curso percebo que cada vez mais venho me identificando com o Hata Yoga”.

Zulmira da Silva – Professora de yoga do projeto Práticas Corporais na UFSC.

=====================================================

“Sempre lembro-me das práticas, variações de ásanas, as meditações que realizamos, falas, frases, mas principalmente o respeito sobre o corpo de cada indivíduo. Que você deve buscar em sua prática, segundo as palavras do próprio Tales, o que faz ‘sentido’ pra você.Venho de uma prática ortodoxa de ashtanga vinyasa yoga e o ‘fazer sentido para mim” continua sendo a diferença hoje em minha prática pessoal. O cuidado, os detalhes e o carinho com que fomos tratados, jamais esquecerei.”

Jane Prochnow – Professora de Yoga no CCPAN – centro comunitário Pantanal – Floripa -SC

 =====================================================

A Formação foi um aprendizado em vários aspectos. Entre alguns, neste momento, poderia destacar a importância no conhecimento maravilhoso das Escrituras; no entendimento ainda maior de nós como seres humanos; na re-valorização da importância dos Valores e nossa responsabilidade como seres conscientes dos mesmos; no crescimento pessoal nos relacionamentos com o todo e todos; e o conhecimento e a compreensão dos corpos físicos, que veio trazer ainda mais entendimento do que o Yoga significa como um todo. A Formação abriu um novo caminho na minha vida e na minha busca pelo autoconhecimento, que não imaginei antes do curso. (…) A primeira e grande mudança na minha vida profissional é o fato de eu estar ministrando aulas, situação que não imaginava que ia acontecer já que quando comecei o Curso eu procurava mais conhecimento e, com isso, mais disciplina no Yoga, e não que o Yoga entrasse a fazer parte da minha vida profissional com todo o que isso representa.

Juan – Instrutor de Yoga em Cachoeira do Bom Jesus

=====================================================

Como sou formado em Educação Física, o curso está sendo importante para poder oferecer atividades de Ioga  para os meus alunos que trabalho atualmente, além disso, pretendo num futuro próximo, começar a oferecer aulas de ioga para adultos também. O curso tem ajudado muito na forma de lidar com as situações do dia a dia e pensar melhor sobre a vida.

Rafael – educador físico

=====================================================

 Posso dizer que o contato mais intenso com o yoga foi um divisor de águas em minha vida profissional. Eu andava perdida em relação às minhas escolhas, já não encontrava realização dentro do Direito. Hoje, após passar por um processo de aceitação “interior”, consegui trabalhar com o que realmente gosto (…). A formação teve grande importância em minha vida. Foi um momento de reflexão e muita alegria. Aprendi a “escutar” meus sentimentos, a movimentar meu corpo e  a silenciar minha mente. Cheguei “crua” às aulas, e mesmo assim, fui recebida com muito carinho e igualdade. Venho de uma vivência acadêmica onde a competição vem em primeiro lugar, e ficar em contato com os ensinamentos, com os estudos, com pessoas que se dedicam ao Yoga foi como florescer para a aceitação positiva das diferenças. Com certeza tenho encantadoras lembranças dos momentos em que estive em formação.

Cristina – Advogada e praticante de Yoga

 =====================================================

Desde que participei da Formação em Yoga sinto que a cada dia minha vida vem mudando para melhor. A formação foi o passo inicial para que eu começasse a entrar em contato comigo, com meus desejos e anseios reais. Por meio de estudos, praticas e até mesmo conversas mais informais durante a Formação comecei a compreender a minha insatisfação com determinadas coisas da vida e a busca por uma vida mais pacífica e feliz.

Bruna – Fisioterapeuta e instrutora de Yoga

=====================================================

Acredito que o Curso de formação em yoga é um curso que pode ser feito por qualquer profissional de qualquer área, pois o conteúdo ministrado pode ser aplicado em todas as profissões, ou seja, pode ser aplicada na VIDA.

Simone – advogada e terapeuta.

=====================================================

Sobre o professor

Talesnunes (2)Tales começou a praticar aos 17 anos e a ministrar aulas aos 20. Em sua trajetória no Yoga, inicialmente fez cursos de Ashtanga Vinyasa Yoga e estudou intensivamente no Iyengar Yoga Institute em San Diego, na Califórnia. Paralelamente cursava Antropologia Social e trabalhava em comunidades indígenas com etnobotânica.

Em 2005 mudou-se para Florianópolis, onde fez mestrado em Antropologia, escrevendo sua dissertação (clique e leia a dissertação) sobre a representação do corpo no Yoga, participou do curso de Formação em Yoga com Pedro Kupfer e teve contato com o estudo de Vedanta. Atualmente dedica-se diariamente a esse estudo com a professora Gloria Arieira.

Tales é yogi, escritor, sociólogo, graduado em psicologia e mestre em Antropologia Social. Aprofunda diariamente seus estudos e práticas no Yoga e na tradição védica e integra o conhecimento da Filosofia, da Psicologia e da literatura sagrada de outras culturas ao caminho do autoconhecimento.

Foi editor dos Cadernos de Yoga durante cinco anos e diretor executivo da Aliança do Yoga por dois anos. Publicou o livro o “Yoga e o Ser”, em 2008 e o “Brilho Súbito” em 2011. Tales já ministrou Formação em Yoga em Aracaju, Fortaleza, Salvador, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Brasília e durante três anos como projeto de extensão na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Atualmente ministra a Formação em Yoga em Florianópolis e workshops pelo Brasil. Recentemente lançou o livro “Chakras: força conhecimento e transformação”.